Municípios
Vacinação contra Covid-19 na região metropolitana de Belém: veja quem pode ser imunizado até 25 de setembro
Compartilhe:
A vacinação contra a Covid-19 segue em cidades da região metropolitana de Belém, inclusive em adolescentes, mesmo após recomendação do Ministério da Saúde. Confira como será o calendário até o próximo sábado (25).
Na capital, assim como em Ananindeua e Marituba é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso dos adolescentes até 18 anos, é necessário estar acompanhado de responsável. Na segunda dose, basta o RG e o cartão de vacinação.
Vacinação contra a Covid-19 segue esta semana nas cidades da região metropolitana — Foto: Ascom / PMP
Belém
Neta terça (21), a capital do Pará está aplicando a 2ª dose para pessoas nascidas em 1990, 1991 ou 1992 que tenham recebido a 1ª dose da vacina Pfizer até o dia 22 de julho de 2021.
Na quarta (22), a cidade retoma a aplicação da 1ª dose para pessoas nascidas de 1962 a 1986. Na quinta (23), é aplicada a dose de reforço, ou terceira dose, para idosos nascidos até 1933.
Na sexta-feira (24), a dose de reforço é aplicada em idosos nascidos de 1934 a 1937. Já no sábado (25), adolescentes nascidos em 2004 recebem a 1ª dose. Os menores de idade devem ser acompanhados pelo responsável, que deverá apresentar CPF para registro.
Marituba
Já Marituba tem imunização com a 2ª dose para quem recebeu a primeira dose até o dia 20 de julho. Os pontos de vacinação vão funcionar de segunda (20) até sexta-feira (24). No sábado (25), poderão se vacinar aqueles que tomaram a primeira dose da vacina até o dia 25 de julho.
A vacina está sendo antecipada para quem recebeu os imunizantes AstraZeneca e Pfizer. Aqueles que receberam o imunizante CoronaVac devem receber a 2ª dose da vacina na data agendada no cartão de vacinação.
Ananindeua
Ananindeua continua com a vacinação suspensa desde segunda (20). O município informou que vai continuar a imunização assim que novas doses chegarem.
O que fazer se perdeu a data ou precisa antecipar a vacina
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) recebe pedidos de quem perdeu ou precisa antecipar a vacina contra Covid-19.
A solicitação pode ser feita por e-mail, pelo endereço vacinabelem@sesma.pmb.pa.gov.br, e é analisada pela equipe da secretaria que reúne as sobras de doses nos postos de vacinação e volta a disponibilizar para quem fez o pedido.
Documentos necessários
Pessoas com comorbidades precisam apresentar, além de RG, CPF, comprovante de residência, é preciso levar cópia do laudo, atestado ou receita médica que comprove a comorbidade ou deficiência permanente e que será retido no ponto de vacinação.
A comprovação da deficiência também pode ser feita pela apresentação de cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; carteira APPD; comprovante do BPC; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência e também serão retidos no ponto de vacinação.
Já as gestantes, puérperas e lactantes que receberão a primeira dose, além dos documentos listados, devem levar uma cópia de exame, laudo, atestado ou receita médica que comprove a gestação ou puerpério.
Critérios para a inclusão de Pessoas com Deficiência:
- A Sesma entende que as pessoas com deficiências permanentes não aparentes não podem ser distinguidas desse grupo prioritário e, desde que apresentem algum comprovante de condição como os descritos acima, estarão incluídas no grupo prioritário.
- Devem ser vacinadas pessoas que apresentem limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
- Devem ser vacinadas pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (que utiliza aparelho auditivo).
- Devem ser vacinadas pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (mesmo com o uso de lentes corretivas).
- Devem ser vacinadas pessoas com alguma deficiência intelectual permanente (que limite as suas atividades habituais, como ir à escola, brincar, etc.).
Locais de vacinação em Belém:
- Boulevard Shopping Belém – Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;
- Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica;
- Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco;
- Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural;
- Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha;
- Escola de Enfermagem da Uepa. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá;
- Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia;
- Fibra. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;
- Funbosque. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
- Ginásio do CCBS-Uepa, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;
- Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão;
- Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 – Ponta Grossa;
- Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro;
- Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148;
- IFPA Campus Belém – Av. Almirante Barroso, 1155- Marco – só para jornalistas
- Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá;
- Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, R. Rodrigues Pinajé, 998;
- Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba;
- Parque Shopping – Entrada da Alameda de Serviços;
- Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
- Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358;
- Uepa CCSE: Universidade do Estado do Pará – Centro de Ciências Sociais e Educação. R. do Una, n° 156;
- Unama. Avenida Alcindo Cacela, nº 287;
- Unifamaz. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto;
- Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.
Locais de vacinação em Ananindeua
- Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo – Cidade Nova 2
- UBS Paar
- Assembleia de Deus – Maguari
- Igreja Catedral da Fé – Distrito Industrial
- UBS Jaderlândia
- Paróquia Cristo Rei – Guanabara
- Igreja Universal – Aurá.
- Igreja Universal – Águas Lindas
Locais de vacinação em Marituba
Segunda a sexta:
- Todas as unidades de saúde de Marituba
Horário: 9h às 16h. - Hospital Augusto Chaves (Br 316-KM12)
Horário: 18h às 00h.
Sábado:
- Hospital Augusto Chaves (Br 316-KM12)
Horário: 18h do às 00h
PONTOS ITINERANTES DE VACINAÇÃO NOS BAIRROS:
- Segunda-feira (20): Centro Comunitário do Conjunto Albatroz – Q 10, nº 01, (final da linha). Horário: 18h às 21h.
- Quarta-feira (22): Igreja Pentecostal Jesus é Vida – Lot. Imperial, Av. Principal, Q-09,N-03ª. Horário: 18h às 21h.
- Sexta-feira (24): Colégio Luiz Pires – Bairro Almir Gabriel. Horário: 18h às 21h
- Sábado (25): Conjunto Marituba 1 – Rua Principal em frente a caixa d’água. Horário: 17h às 21h.
Critérios para comorbidades:
- Arritmias cardíacas (com importância clínica e/ou cardiopatia associada: fibrilação e flutter atriais; e outras).
- Câncer.
- Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).
- Cardiopatias congênitas (Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica; crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico).
- Cirrose hepática.
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar (Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária)
- Diabetes mellitus.
- Doença cerebrovascular (Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular).
- Doença renal crônica (Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60ml/min/1,73 m2 e/ou síndrome nefrótica).
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas (Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos).
- Hemoglobinopatias graves (Doença falciforme e talassemia maior).
- Hipertensão arterial estágio 3 (PA sistólica ?180mmHg e/ou diastólica ?110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade).
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade (PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade).
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR). Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.
- Imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias).
- Insuficiência cardíaca.
- Miocardiopatias e pericardiopatias (miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática).
- Obesidade mórbida (Índice de massa corpórea (IMC) ? 40).
- Pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados (portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).
- Síndromes coronarianas (síndromes coronarianas crônicas: angina pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós infarto agudo do miocárdio).
- Valvopatias (lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico, estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).
G1.globo.com